domingo, 28 de março de 2010
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O C.E.I Antonio Porto Burda, desde março de 2005, vem desenvolvendo o projeto de Melhorias do Ambiente Escolar e Arredores Através da Educação Ambiental.
Todos nós desejamos viver num mundo melhor, mais pacífico, fraterno e ecológico. O problema é que as pessoas sempre esperam que esse mundo melhore, comece no outro, em vez de tomar a iniciativa.
Muitos preferem ficar reclamando que ninguém ajuda, mas não se perguntam se estão fazendo a sua parte em defesa do Planeta. Uma coisa é certa, para conseguir convencer os outros a modificarem seus hábitos, precisamos modificar os nossos primeiro.
Por isso, precisamos, além nos tornarmos ambientalmente corretos em nossas ações, nos esforçarmos para sermos também mais fraternos, democráticos, justos e pacíficos com os nossos semelhantes. O importante é que tenhamos o compromisso de ser melhor todo dia, procurando sempre nos superarmos.
Um sábio chinês chamado Confúcio disse, há cerca de 5 mil anos, que se alguém quisesse mudar o mundo, teria de come¬çar por si próprio, pois mudando a si próprio, sua casa muda¬ria. Mudando sua casa, a rua mudaria. Mudando a rua, o bairro mudaria. Mudando o bairro, mudaria o município e assim por diante, até mudar o mundo.
A escola como sendo um espaço de reflexão, aprendizagem de valores e atitudes deve intervir nesta busca utilizando-se da Educação Ambiental pela necessidade de manter e renovar as fontes naturais.
E o Bairro, a rua, a frente de sua casa também faz parte do seu dia e para isto todos os moradores do Bairro darão sua contribuição fazendo com que sua rua, sua casa fique ainda mais bonita, com o plantio de flores, árvores de pequeno porte e gramas. O parque será espaço que além de embelezar valorizar o Bairro, oferecerá condições para caminhadas, excursões, lazer com a família, passeios e até para estudos ambientais. Desde então o parque também recebe melhorias como, mutirões de limpeza do mesmo, drenagem do açude.
Para tanto, faz-se necessário um trabalho de conscientização onde a criança tem participação ativa. Segundo Rubens Alves: “Quanto mais separados da experiência de determinados conteúdos, maiores e mais complicadas as mediações verbais”. (1992. p.45).
Sendo a escola um espaço de reflexão, aprendizagem de valores e atitudes deve cumprir com a sua função de preparar o sujeito para atuar em sociedade, que pode ser através da EDUCAÇÃO AMBIENTAL, resgatando individuo, ainda pequeno, para o afeto com a natureza-planta, água, ar, solo, animais, as pessoas e ele mesmo. Desde então O C.E.I Antonio Porto Burda com parceria dos pais e comunidade, empresas vem desenvolvendo este projeto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando as pessoas descobrirem o poder de mudança que possui uma criança, terão descoberto a maneira mais rápida e eficiente de transformar a sociedade.
ResponderExcluirNão basta querer mudar o mundo, precisamos iniciar, e de preferência por nós mesmos.
Parabéns por esta bela iniciativa. Com certeza, hoje o bairro São Miguel está mais bonito e as pessoas tem orgulho e participam ativamente destas melhorias.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir